quinta-feira, 8 de abril de 2010

MUNDIAL DE MOTOCROSS - 1ª ETAPA - BULGÁRIA - SEVLIEVO

KTM domina etapa de abertura do Mundial


Largada categoria MX1

A marca austríaca não poderia ter sonhado com uma estréia melhor no Mundial de Motocross 2010. No motódromo de Sevlievo a KTM faturou as três categorias disputadas com Max Nagl na MX1, Marvin Musquin na MX2 e ainda faturou a prova feminina com a alemã Stephanie Laier. A marca também mostrou todo o potencial da nova SX350 com a vitória de Antônio Cairoli na segunda bateria da MX1.

Provas

Max Nagl


Clement Desalle
O circuito na Bulgária é marcado pelo terreno de piso duro e muitas subidas e descidas. Não é considerada das mais técnicas do calendário, mas certamente uma das mais rápidas.

Na primeira bateria o alemão Max Nagl provou a boa forma mostrada nos treinos e liderou de ponta a ponta administrando a vantagem desde o início. Segunda e terceira posições também foram definidas ainda no início da corrida com o italiano David Philippaerts em segundo e o belga Clement Desalle em terceiro.

O atual campeão Antônio Cairoli não fez uma boa largada e ainda se atrapalhou com a queda de Sebastien Pourcel na quinta volta. O italiano alcançou a quinta posição na sétima volta ao ultrapassar Steve Ramon e foi tudo que conseguiu já que não se aproximou de Ken De Dycker, o quarto colocado.

A segunda bateria prometeu seguir o mesmo roteiro logo que caiu o gate já que Max Nagl saiu em primeiro novamente já com Philippaerts na segunda posição. Mas desta vez Cairoli parecia mais disposto e ao final da primeira volta já estava atacando seu conterrâneo.

A batalha com Philippaerts durou duas voltas - lembrando que os dois já se estranharam ano passado num incidente que resultou em uma fratura na mão de Philippaerts - depois disso Cairoli mirou no companheiro de equipe que foi superado na metade da corrida.


Antônio Cairoli

Nagl não pareceu se importar muito em perder a liderança da bateria. Ajustou o ritmo para assegurar o segundo lugar e sair da primeira etapa liderando o Mundial, algo ainda inédito para o alemão. Enquanto Philippaerts perdeu terreno após uma queda, a terceira posição foi decidida numa interessante briga entre os pilotos Suzuki, Steve Ramon - que ganhou a briga interna - e Clement Desalle. Este ainda seria superado pelo francês Pourcel nos momento finais da bateria.

MX2 - Musquin mantém a hegemonia


Marvin Musquin é um dos poucos campeões da atualidade que usa o número 1


O holandês Jeffrey Herlings (111) é mais um dos jovens que impressionam na categoria
Marvin Musquin manteve o embalo da segunda metade do ano passado e já se lançou como franco favorito ao título 2010. Na primeira bateria foi surpreendido pelo jovem - de apenas 15 anos - Jeffrey Harlings logo após a largada, mas o campeão mundial recuperou a ponta ao final da primeira volta.

Ken Roczen também superou Hearlings logo em seguida, conseguiu seguir Musquin por algum tempo, mas depois perdeu terreno até a bandeirada. Na terceira posição chegou Steven Frossard. Herlings recebeu a bandeirada em sexto, atrás de Arnaud Tonus e Jeremy van Horebeek.

Na segunda bateria Musquin teve uma pequena ajuda de seu principal rival Ken Roczen que caiu ainda no começo ao se atrapalhar com uma canaleta enquanto liderava. Depois disso a francês praticamente só precisou administrar a liderança.

Herlings manteve o segundo posto por boa parte da corrida até Roczen encostar novamente e superá-lo. Ao final dupla vitória de Musquin que prorrogou seu contrato com a KTM por mais dois anos e em 2011 já passa a competir nos Estados Unidos.

O pódio na geral da etapa ficou com Musquin em primeiro seguido de Roczen e Frossard.


Ken Roczen


Feminina

Stephanie Laier

A categoria Feminina também é disputada em duas baterias, com a diferença que a primeira acontece no sábado e a segunda no intervalo entre as baterias principais no domingo.

Ao que tudo indica a alemã Stephanie Laier vem quente para defender seu título em 2010. Ela venceu as duas corridas com a novata italiana Chiara Fontanesi na segunda posição geral e sua conterrânea Maria Franke em terceiro. As cinco primeiras posições ficaram completas com a gatíssima Livia Lancelot em quarto e a norteamericana Ashley Fiolek em quinto.

A segunda etapa do campeonato acontece já no próximo final de semana na tradicional pista de Mantova, Itália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário