Entrevistas

O retorno de Thales Vilardi
 


Thales Vilardi - 1ª Etapa Brasileiro de MX
 O paulista Thales Vilardi chegou de mancinho em Siqueira Campos (PR) para a etapa de abertura do Pro Tork Brasileiro de Motocross, realizada nos dias 10 e 11 de abril. Mas nos treinos livres, o atleta de apenas 19 anos deu um show de pilotagem, cravando o melhor tempo e superando os favoritos nas categorias MX1 e MX2.

Thales tinha tudo para estar no pódio em ambas as classes, mas um incidente afastou os planos de vitória logo no começo da bateria da MX2. Na entrada de um grande salto, veio o escorregão. Por sorte a moto não caiu sobre o piloto, que sofreu apenas uma leve fratura no pulso.


Thales conversou com a gente e trouxe-nos boas notícias. Confira a entrevista abaixo!


  MX TEAM– Como foi sua estréia no Pro Tork Brasileiro de Motocross?
Thales - Eu fui para a primeira etapa em Siqueira Campos muito motivado e preparado. Fiz uma ótima pré-temporada e tudo estava perfeito para a abertura. Fui o mais rápido nos treinos livres no meu grupo da categoria MX2 e também na MX1, me adaptei bem a pista e estava muito confiante para obter bons resultados nas provas. Estava muito focado na categoria MX2 para disputar o título, mas logo no começo da bateria acabei escorregando na entrada de um salto em descida e a moto começou a virar de frente, quando eu vi que a moto não ia voltar, abandonei para que ela não me atingisse no chão. Graças à Deus a moto não me acertou e eu não sofri nada mais grave. Consegui levantar, mas abandonei a prova com uma fratura no escafóide, um osso na região do pulso.

MXTEAM - Como está a sua recuperação?
Thales - Estou me recuperando bem, na semana após a corrida passei por uma cirurgia para acelerar o processo de recuperação. Agora já estou fazendo fisioterapia e espero voltar o quanto antes às pistas e a minha vida normal. Acho que dentro de duas semanas estou liberado, espero voltar para as próximas etapas dos campeonatos Brasileiro de Motocross, Arena Cross e Superliga. Sei que a volta vai ser bem difícil pelo tempo que já estou parado, três semanas, mas tenho que retomar os treinos, toda parte física, para pegar o meu ritmo novamente e disputar a ponta nas provas.

MXTEAM - Dará tempo para brigar pelo título?
Thales - Com certeza voltarei para os campeonatos e quero ter ótimos resultados esse ano ainda, mas acredito que no Brasileiro de Motocross não tenho mais chances. Não pontuei nas duas primeiras etapas e com esse tempo parado, perdi velocidade e preparo físico. Para disputar o título deste campeonato é necessário estar muito treinado e preparado para vencer os outros pilotos que estão com altíssimo nível. Ainda estou na liderança do Arena Cross e vou fazer de tudo para voltar e disputar a taça.

MX TEAM – Após cinco anos representando a Honda, como está sendo a experiência de correr com uma KTM e como foi sua pré-temporada?
Thales - Posso dizer que estou muito feliz. Este na verdade não é meu primeiro ano de KTM, já fui piloto da marca em 2004, quando disputava a categoria 85cc e consagrei-me campeão Paulista e Brasileiro. A pré-temporada foicom certeza a melhor que já fiz. Fiquei na pista de Caraguatatuba, no litoral de São Paulo, com uma boa estrutura para treinos com moto e parte física. Apesar de nesta época eu estar com outro equipamento, a adaptação foi muito fácil. Os três modelos que estou usando da KTM (150cc 2 tempos, 250cc 4 tempos e 450cc 4 tempos) são excelentes e muito leves. A maneira de pilotar é bem parecida nas três, apenas o que diferencia é o peso. Eu gostei muito das suspensões, inclusive da traseira que não tem link como as outras marcas. O motor também me agradou muito, os freios originais são os melhores. Foram precisos poucos acertos para que a moto ficasse do meu jeito. Desde que passei a disputar as categorias principais corri pela equipe Honda e já estava muito acostumado com as motos, mas com a mudança para a KTM não tive grandes problemas. Este ano está sendo bem diferente, a estrutura é maior e isso me ajuda muito! Eu estou muito contente e acredito que tenho todas as condições para brigar por bons resultados.

MXTEAM - Conte-nos um pouco da sua história no motoclismo.
Thales - Ganhei minha primeira moto no natal de 1994, meu pai me deu uma 50cc para eu brincar durante as corridas que ele participava, e acabei me apaixonando pelo esporte. Minha primeira corrida foi em Botucatu (SP) em fevereiro de 1995, e logo em outubro do mesmo ano ganhei minha primeira corrida. Eu disputava campeonatos de motocross e também de enduro de velocidade, que eram muito fortes no estado de SP, e no ano de 2001 passei a disputar somente provas de motocross. Em 2002 fiz minha primeira temporada do Campeonato Brasileiro de Motocross e terminei na quarta colocação na categoria 65cc. Fui durante cinco anos piloto da Equipe Honda (2005 a 2009) e nessa temporada estou na KTM, sendo que já defendi a marca em 2004, na categoria 85.

MXTEAM - Quais campeonatos irá correr em 2010?
Thales- Me programei para fazer os Campeonatos Brasileiro de Motocross, Arena Cross, Brasileiro de Supercross, Superliga de Motocross e Latino Americano de Motocross.

MXTEAM - Suas considerações finais:
Thales - Gostaria de agradecer a oportunidade pela entrevista aqui no BRMX.com.br, também agradeço muito aos meus patrocinadores: KTM / MEGA ENERGY / PIRELLI / FOX / OAKLEY / ZOOLO / ORBITAL / MX-TECH e a todos que me acompanham e torcem por mim. Muito obrigado!


Jogo rápido:


Nome completo: Thales Vilardi Felix da Silva
Idade: 19 anos
Onde nasceu: São Paulo
Onde mora: São Paulo
Pista onde treina: Caraguatatuba (SP)
Pista predileta: Canelinha (SC)
Equipe: KTM RACING
Patrocinadores: KTM / MEGA ENERGY / PIRELLI / FOX / OAKLEY / ZOOLO / ORBITAL / MX-TECH


Principais títulos:


27 títulos de Campeão nas categorias mini A e B - 1996 a 2001
Vice-Campeão Brasileiro de Motocross 65cc - 2003
Campeão Brasileiro de Motocross 85cc - 2005
Campeão Paulista de Motocross 85cc - 2005
Campeão Brasileiro de Motocross MXJR - 2008
Bi-Campeão Brasil Nordeste de Motocross MX2 - 2008-2009
Bi-Campeão Brasil Nordeste de Motocross MX1 - 2008-2009
Campeão Goiano de Motocross MX2 e MX1 - 2009

Thales Vilardi - 1ª Etapa Brasileiro de MX

Thales Vilardi - 1ª Etapa Brasileiro de MX