terça-feira, 11 de maio de 2010

Enzo Lopes Se Destaca Em Loretta Lynn

O pequeno grande piloto Enzo Lopes, de Lajeado, RS, venceu no último fim de semana três das quatro baterias que disputou nas categorias 65cc e 85cc, ficando em segundo lugar na que não venceu.

Não seria algo inédito, já que estamos acostumados com as constantes vitórias deste garoto de 10 anos nas pistas nacionais, mas tratando-se da primeira etapa classificatória para o maior campeonato de motocross amador do mundo, o Loretta Lynn´s MX Championship, esses resultados são realmente surpreendentes.

Desde 1982 o Campeonato é realizado no rancho da cantora country Loretta Lynn (que dá o nome ao campeonato) na primeira semana de agosto, e atrai pilotos amadores do mundo inteiro. Sua importância é confirmada pelos grandes nomes do motocross que um dia venceram esse campeonato, como Ryan Villopoto, Rick Carmichael e James Stewart.

O Campeonato Loretta Lynn é tão disputado que, para as etapas classificatórias, os Estados Unidos é dividido em sete regiões geográficas diferentes: Nordeste, Sudeste, Centro-Leste, Centro-Norte, Centro-Sul, Noroeste e Sudoeste. Cada uma dessas regiões promove até 8 Classificatórias de Área, onde os concorrentes podem tentar uma boa posição, para garantir participação na etapa seguinte: a Classificatória Regional. Somente os 7 melhores pilotos das classificatórias de área competem na Classificatória Regional, que reúne os melhores por categoria. Após todas essas provas classificatórias, os sete melhores pilotos de cada região, em cada categoria, competirão no Loretta Linn’s.

As categorias são divididas em Stock (originais) e Modified (modificadas), além de divididas por idade. Nas categorias stock as motos não podem ter nada diferente de uma moto original, já nas categorias modificadas as motos podem ter outros acessórios e peças, mas têm que estar sempre dentro das regras da categoria. As classificatórias das categorias stock acontecem no sábado. As das categorias modified acontecem no domingo. Na sexta-feira, há um treino livre. Cada categoria corre duas provas, cada uma delas de 4 voltas. E o resultado que vale para classificar ou não o piloto é a somatória das duas baterias.

Enzo viajou no final de abril para os Estados Unidos, acompanhado dos pais e da irmã, para participar da primeira classificatória da Região Centro-Leste, em Millfield, Ohio. Em junho o local recebe uma outra etapa classificatória regional, também obrigatória para disputar a competição principal em agosto.

Na categoria Stock de 65cc, Enzo venceu as duas baterias. Já na categoria 85cc, ele venceu a primeira e ficou em segundo na outra, classificando-se em segundo lugar.

As categorias 65 e 85cc Modified, que aconteceriam no domingo, não foram realizadas devido ao mau tempo. Com muita chuva a pista ficou totalmente sem condição de prova. Os resultados foram então determinados por sorteio, com Enzo ficando em primeiro na 85cc e em quinto na 65cc.

"São, sem dúvida nenhuma, resultados muito bons, pois o primeiro passo para correr em Loretta já foi dado, com a classificação do Enzo nas 4 baterias disputadas", comemora Léo Lopes, pai do piloto.

No começo de junho Enzo viaja novamente para a Classificatória Regional no Tenessee, para que em agosto possa estar no Loretta representando o motocross Brasileiro. Enzo e família agradecem a Deus pela oportunidade, e aos patrocinadores, que viabilizaram essa viagem e mais uma etapa vitoriosa na sua carreira.

Enzo Lopes é patrocinado por Pro Tork, Pirelli, Answer - MX Direct, Freeday e Léo Motos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário