terça-feira, 10 de novembro de 2009

Entrevista - Rafael Zenni #931





Para estréia do nosso blog no quadro Entrevista nada melhor do que um bom papo com uns dos melhores pilotos de Mx do Brasil,E como prometido você vai conhecer a vida de Rafael Zenni #931 Piloto Oficial Suzuki/Petrobras que conta desde quando começou,os assuntos polemicos no Mundo Mx e até o que pensa para seu futuro no MX.Confira agora essa super entrevista com o Piloto Rafael Zenni #931.

1 - Como Voce Se Interessou Pelo Esporte?

Meu pai corria e sempre foi apaixonado pelo esporte, então posso dizer que isso é do sangue mesmo!

2 - Como Foi Seu Inicio No Motocross?

Começei a correr em 3 anos, mas aos 4 desisti e não queria mais continuar no esporte, então parei e aos 6 anos
peguei gosto e insisti demais para meu pai me comprar uma moto, com 7 anos consegui, então começei a andar de moto apenas nos fins de semana, ai meu pai me levou em uma corrida e depois outra e não paramos mais..

3 - Qual Foi Sua Primeira Moto?

PW 50

4 - Qual Seu Idolos No Motocross?

Gosto muito da garra de Rick Carmichael.

5 - Quem Foi As Pessoas Mais Fundamentais Pro Seu Inicio No Motocross?

Com certeza meu pai, Dalmir Zenni.

6 - Quais As Conquistas Que Voce Considera Mais Importante Na Sua Carreira?

Considero todas importantes demais, pois sei que para todas dei o meu sangue para conseguir.

7 - Qual Sua Rotina De Treinamentos?

Treino bastante todos os dias com a moto e corro a pé.

8 - Mudando De Assunto,Hoje O Motocross Vive Em Um Momento Delicado,Podemos Dizer Que Em Fase De Crescimento,Pra Voce O Que Poderia Mudar Para Melhorar E Para Fazer Que O Motocross Cresce-se Mais?

Com certeza em 1° lugar seria um campeonato Brasileiro decente,cumprindo o que tem no regulamento!!

9 - Voce Concorda Com O Assunto Tão Polemico Do Motocross Neste Ano? ,Que Todos Os Pilotos Deveriam Competir Apenas Com Pneus Pirelli?

Claro que nao acho que todo piloto tem o livre arbitrio para escolher o que quer correr e também tem o caso dos patrocinadores que pagam para que o piloto use sua marca


10 - Para Quem Voce Daria Nota 0 e Nota 10 No Motocross Mundial?

10 - Estefan Everts;0 - CBM

11 - Qual Sua Expectativas Para Sua Carreira No Motocross?

Viver dentro do motocross ate o meu ultimo dia de vida.

12 - Quero Agradeçer Pela Sua Disponibilidade Para Nos Conceder Essa Entrevista E Para Finalizar Mande Seu Recado Para Toda Galera Que Curte O Motocross,Qual Sua Dica Para Aqueles Que Estão Iniciando No Mx E Faça Seu Agradecimentos.

Quero agradeçer a todos meu patrocinadores e a dica é, treinar treinar e treinar!!!

E pra voce ligado no Mundo Mx o melhor site de noticias de Mx é aqui no Mx Team,Palavras de Rafael Zenni #931

Obrigado a todos...



Títulos conquistados:


10 X CAMPEÃO BRASILEIRO
14 X CAMPEÃO PAULISTA
1 X CAMPEÃO LATINO AMERICANO
20° COLOCADO NO AMA MOTOCROSS(EUA) (LITES)

Rafael Zenni nas grandes equipes

1995 a 1997 piloto Kawasaki

1998 a 2005 piloto de fábrica Honda

2006 a 2007 piloto oficial Pro Tork

2008 piloto oficial motocross KTM/OÁSIS

2009 piloto oficial supercross SUZUKI

A história de vida de Rafael Zenni se confunde com a história do motociclismo nacional. O piloto natural da cidade de ITU, no interior de São Paulo, tem 22 anos e iniciou sua trajetória no esporte com apenas três anos de idade, ao ganhar a primeira moto – uma PW 50 – de seu pai. Já em sua primeira corrida o jovem piloto conquistou um terceiro lugar em Limeira, mas ainda muito pequeno e amedrontado com o esporte preferiu andar somente em sua bicicleta nos anos seguintes.

Aos sete anos o piloto decidiu enfrentar os riscos do esporte e mergulhar de cabeça no mundo duas rodas. No início Rafael Zenni fazia pequenas participações com sua KX 60cc nos rodeios onde seu pai se apresentava com uma moto saltando por cinco arcos de fogo.

Nesta época sua primeira participação em corridas foi na cidade de Itapetininga, de onde saiu com o último lugar. “ Na estrada, no caminho de volta, fiquei bravo comigo mesmo e decidi me dedicar de verdade” confessa Rafael Zenni.

O piloto incluiu em sua rotina , duas vezes por semana, treinos com moto e em sua corrida seguinte, disputada em São Miguel Arcanjo, saiu da pista com um aplaudido segundo lugar.

A partir de então Rafael Zenni se dedicou ao máximo e começou a disputar campeonatos estaduais e brasileiros pela 60cc. Em 1996 o paulista tornou-se campeão brasileiro da categoria. Em 1997 repetiu o feito e além do estadual, faturou ainda o brasileiro de motocross.

Em 1998 Rafael Zenni subiu para a 80cc e em seu primeiro na categoria, faturou o título brasileiro de motocross. Em 1999 os campeonatos paulista e brasileiro de motocross, além do supercross entraram mais uma vez para a galeria de títulos do piloto.
O ano de 2000 tinha tudo para ser mais um ano repleto de conquistas. Uma excelente pré-temporada animou o piloto a buscar mais títulos, mas uma queda no treino da primeira etapa do brasileiro de motocross trouxe uma fratura no braço esquerdo do competidor. Rafael Zenni ficou um tempo em recuperação e voltou com tudo para ser campeão do supercross. Em 2001 o fato se repetiu e Zenni acabou deslocando o ombro direito. Mais uma vez em recuperação o piloto voltou para disputar o supercross, de onde saiu com o bicampeonato.

Em 2002 o piloto fez uma ótima temporada em seu último ano de 80cc e abocanhou mais um título do brasileiro de motocross.

Rafael Zenni estreou na 125cc no ano de 2003 e já saiu com o vice-campeonato brasileiro. Apos o término da competição o piloto realizou uma cirurgia nos braços, pois sentia eles travarem durante as provas.

O ano de 2004 foi bastante agitado na vida do paulista. Das oitos etapas do brasileiro Zenni venceu cinco, mas uma dessas vitórias foi contestada e o caso foi resolvido na justiça. Zenni acabou prejudicado, mas se considera o verdadeiro vitorioso.
Em 2005 o paulista ficou fora de uma etapa do brasileiro e acabou com o vice-campeonato, com uma diferença de apenas dois pontos. 2006 foi um marco na carreira do piloto que seguiu para os Estados Unidos para uma pré-temporada e acabou fraturando o escafóide (osso da mão) na primeira etapa do AMA SUPERCROSS, em Anaheim. Como o diagnóstico deste tipo de fratura é bastante difícil, Rafael Zenni acabou continuando a andar de moto com o osso quebrado e chegou a disputar uma etapa do brasileiro de motocross, terminando na seetima posição. Depois de exames realizados já no Brasil, o piloto passou por cirurgia e ficou cinco meses em recuperação. O ano seguinte também não seria dos melhores para Zenni. Logo no primeiro treino da temporada o piloto passou da recepção de uma mesa e acabou fraturando o pé em três lugares. Novamente passou por cirurgia, desta vez, para a colocação de pinos e permaneceu em recuperação por mais alguns meses. Rafael Zenni não estava em seu ano de sorte. Em meados de abril do mesmo ano, quando voltou para competir o brasileiro de motocross, fraturou a clavícula e ficou mais algum tempo afastado das pistas. Em setembro o piloto seguiu para os Estados Unidos para disputar a final do AMA motocross, em Glen Helen e sofreu novo acidente, desta vez com bastante gravidade. O piloto foi retirado da pista de helicóptero e permaneceu desacordado durante horas. Zenni bateu a cabeça e quebrou o capacete em três lugares, o que deixou fãs, parentes e amigos bastante assustados.Sob cuidados permanentes o piloto ficou de molho durante algum tempo e retornou às pistas, sofrendo nova queda e fraturando o joelho esquerdo. Novamente Rafael Zenni passou por cirurgia, mas desta vez resolveu abandonar o motocross, levando em conta tudo que já havia sofrido por causa do esporte.
Passado algum tempo sem a moto como rotina em sua vida, Rafael Zenni decidiu retornar ao esporte. Mesmo com tantos obstáculos, o amor do piloto pelo esporte falou mais alto.

Em 2008 A equipe Oásis/KTM fechou contrato com Rafael Zenni que participou dos principais campeonatos nacionais e estaduais. O piloto adotou uma linha mais defensiva, sem se arriscar muito e conquistou boas posições pela equipe. No final da temporada Rafael Zenni recebeu uma grande proposta da equipe SUZUKI/PETROBRAS para disputar o Supercross e, mesmo sem muito treino, representou bem a equipe na temporada 2008 da competição, conquistando o pódio com a terceira colocação.

O ano de 2009 vai ser um recomeço para o talentoso e renomado piloto. Os muitos títulos, a garra e a grande dedicação e amor ao esporte, fazem de Rafael Zenni um dos competidores mais queridos do público e dos fãs do motocross, e com certeza um nome que representa muito bem o Brasil no hall dos grandes talentos no mundo duas rodas.

Texto:Felipe Honda #89
Fotos:ARQUIVO PESSOAL

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