O campeonato Brasileiro de Motocross 2010 vem com algumas novidades, tanto na produção do evento, como nas suas categorias. No final de 2009 o site Mundocross publicou uma matéria, que havia sido extraída de uma entrevista exclusiva com Alexandre Caravana Guelman, presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo – CBM, onde ele já havia relatado sobre as principais mudanças para a temporada deste ano.
Nesta semana a CBM publicou em seu site o novo regulamento para o campeonato Brasileiro de Motocross 2010. Basicamente as regras continuam as mesmas, não existindo grandes mudanças em relação ao regulamento de 2009. Veja abaixo as principais alterações :
PRINCIPAIS NOVIDADES PARA O BRASILEIRO DE MX 2010
- A idade da categoria 85 mudou, para mínimo de 10 e o máximo 15 anos.
- A idade mínima da categoria MX2 agora é 13 anos e a máxima 55 anos.
- A idade mínima da categoria MX1 agora é 14 anos e a máxima 55 anos.
– A programação voltará a ser com treinos nos sábados e as corridas nos domingos, apesar que o regulamento permite realizar os eventos com provas no sábado e no domingo. Mas em qualquer formato, está confirmado que a MX1 e a MX2 terão treinos tanto no sábado, como no domingo.
– A categoria 50 não faz mais parte da programação do campeonato Brasileiro de Motocross, voltando a ser disputada separadamente como era até 2008, como campeonato Brasileiro de Minicross.
– A categoria MXJR está extinta do Brasileiro de Motocross, pois conforme as palavras do presidente da CBM, a categoria foi criada para ser um degrau entre as categorias 85 e MX2, pois os pilotos andavam com motos 85 2 Tempos e os pilotos novatos passavam de um ano para a andar de 250 4 Tempos, sendo uma diferença brusca demais. Como atualmente a categoria 85 é disputada praticamente por motos de 150cc 4 Tempos, a diferença para uma 250cc 4 Tempos passou a não ser tão forte como antes.
– As pistas da temporada 2010 deverão ser adequadas as regras da FIM, que dentre elas diz que o circuito deverá ter pelo menos 18 curvas e a velocidade média não deve ultrapassar os 50 kms.
– A estrutura construída para a etapa do Brasil do Mundial de MX, como pit-lane de dois andares com televisores para a cronometragem, sala de imprensa, arquibancadas Vips e HC, serão usadas nas etapas do Brasileiro de 2010, dando ao campeonato nacional, o mesmo nível de estrutura do Mundial, como mostra a foto clicada no GP Honda Brasil 2009, em Canelinha.
– A Honda e a Mobil estão confirmadas que irão continuar como patrocinadores no campeonato Brasileiro de Motocross 2010.
Pelo link abaixo você tem acesso direto ao novo regulamento.
http://www.cbm.esp.br/regulamentos/Regulamento%20MX%202010.pdf
Redação Mundocross
Texto by Jorge Soares
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
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